Transferências

Uma transferência bancária consiste em movimentar o numerário de uma conta bancária para outra. Realiza-se quando o cliente ordena à instituição onde tem depositado o seu numerário (uma instituição de crédito, uma instituição de pagamento ou uma instituição de moeda eletrónica) a disponibilização de uma quantia de numerário à ordem de um determinado beneficiário.
A pessoa que ordena a transferência é o ordenante. A pessoa que recebe a transferência é o beneficiário. A instituição que executa a ordem de transferência é o prestador de serviços de pagamento. O prestador de serviços de pagamento pode ser uma instituição de crédito, uma instituição de pagamento ou uma instituição de moeda eletrónica.
Uma transferência pode ser feita numa agência de uma instituição, por telefone e ainda através de um serviço de homebanking.
O acesso à conta bancária através do homebanking só é possível se o cliente tiver solicitado esta funcionalidade à instituiçãoe esta o tiver aceite. A realização de operações bancárias através da internet acarreta riscos, pelo que a utilização do homebanking exige alguns cuidados por parte do cliente que a utilize. É importante proteger os códigos de acesso e garantir que o computador a partir do qual acede à página da instituição é seguro.
Os clientes bancários podem ainda efetuar “transferências Multibanco” num caixa automático Multibanco, através de um cartão de pagamento.