Tipos de cartão

As instituições de crédito comercializam diferentes tipos de cartões bancários.

CARTÃO DE DÉBITO

O cartão de débito está sempre associado a uma conta de depósito à ordem. É um dos meios de pagamento mais usado para movimentar a conta à ordem.
Este cartão permite efetuar levantamentos de numerário, pagamentos de bens e serviços e transferências bancárias.
Sempre que o cliente efetua um pagamento com o cartão, o saldo da conta de depósito à ordem a que está associado diminui no valor correspondente ao pagamento.

CARTÃO DE CRÉDITO

O cartão de crédito permite efetuar pagamentos e, frequentemente, levantamentos de numerário. Porém, estas operações não se refletem de imediato na conta de depósito à ordem, mas numa conta autónoma, designadaconta-cartão.
Quando utiliza este cartão, o cliente está na prática a contratar um crédito. Este crédito é reembolsado mais tarde numa data previamente acordada entre o cliente e a instituição de crédito. Se nessa data o cliente não pagar a totalidade do montante em dívida, fica sujeito ao pagamento de juros.
O cartão de crédito tem associado um limite máximo de crédito (plafond), previamente acordado entre o cliente e a entidade emitente do cartão. O titular do cartão pode fazer pagamentos ou levantamentos até ao plafond acordado.
O crédito concedido através de cartão é um crédito renovável ourevolving. Cada vez que o titular do cartão reembolsa parte ou a totalidade do crédito utilizado, volta a estar disponível novo crédito até ao limite do plafond do cartão.
O adiantamento de numerário através do cartão de crédito (cash advance) corresponde à possibilidade de o titular levantar numerário em caixas automáticos ou aos balcões das instituições que disponham dessa funcionalidade. Este levantamento corresponde a uma utilização do crédito associado ao cartão, sendo o seu valor lançado na respectiva conta-cartão. Esta possibilidade deve estar prevista no contrato de utilização do cartão de crédito e está sujeita ao pagamento de juros e de comissões.

CARTÃO DE DÉBITO DIFERIDO

O cartão de débito diferido é um tipo particular de cartão de crédito. Está associado à conta de depósito à ordem e permite ao seu titular levantar numerário e efetuar pagamentos de bens e serviços sem que se verifique um débito imediato na conta.
Aqueles valores são debitados mais tarde, numa data acordada entre o cliente e o banco, não havendo lugar ao pagamento de juros pelo detentor do cartão. O cartão tem, geralmente, associado um limite máximo de crédito.

CARTÃO PRÉ-PAGO

O titular de um cartão pré-pago apenas o pode utilizar se previamente efetuar um carregamento com um determinado montante designado de saldo do cartão. Quando é utilizado pelo seu titular, o montante disponível reduz-se no valor correspondente.
O cartão pré-pago permite, na maioria dos casos, efetuar os mesmos pagamentos ou levantamentos de numerário que um cartão de débito, desde que tenha saldo disponível.