Escolha de um seguro

Antes de contratar um seguro automóvel devem ser solicitadas à seguradora as seguintes informações:
 
  • o preço da cobertura obrigatória e das coberturas facultativas;
  • os riscos que estão cobertos e os que estão excluídos; 
  • as opções quanto à franquia e o seu impacto no preço do seguro; 
  • a tabela de penalização e bonificação do prémio;
  • os países onde são válidas as diversas coberturas;
  • os critérios utilizados pela seguradora para determinar e atualizar o valor do veículo seguro (nos seguros de danos próprios) e a respetiva  tabela de desvalorização.

Preço do seguro e franquia

Cada segurador é livre de fixar os seus próprios preços incluindo o do seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel. Fatores como a idade do veículo, a idade do condutor e há quantos anos tem a carta de condução podem influenciar o preço do seguro, de acordo com a tabela específica de cada segurador. 
 
O preço do seguro pode ser atualizado uma vez por ano, na renovação do contrato. 
Normalmente, o preço aumenta em função da ocorrência de sinistros que sejam da responsabilidade do segurado e diminui por cada um ou mais anos sem sinistros. Na primeira situação, diz-se que houve uma penalização ou agravamento do prémio; na segunda, que houve uma bonificação ou bónus.
 
Antes de alterar o preço, a seguradora deve avisar o tomador do seguro.
 
A franquia pode afetar o preço do seguro, nomeadamente, reduzindo-o, porque responsabiliza o tomador do seguro por uma parte do prejuízo. 
 
A franquia, quando existe, está definida nas condições particulares da apólice de seguro. Pode ser um valor fixo ou uma percentagem do valor do capital seguro ou do dano.
 
Na cobertura de danos próprios, o valor da franquia é deduzido à indemnização devida pela seguradora ao tomador do seguro.
 
Na cobertura obrigatória de responsabilidade civil, a seguradora indemniza na totalidade os terceiros lesados pelos danos sofridos, sendo depois reembolsado pelo tomador do seguro do valor da franquia.
 
Para mais informações consulte a brochura sobre seguro automóvel.