13 Dez 2022

Banco de Portugal e DGC realizaram sessão sobre prevenção e gestão do incumprimento de crédito

O Banco de Portugal e a Direção-Geral do Consumidor (DGC) realizaram, no dia 24 de novembro, uma sessão sobre prevenção e gestão de situações de incumprimento em contratos de crédito, para 50 técnicos de Centros de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) de todo o país.

Esta sessão, que decorreu nas instalações da DGC, foi ministrada por formadores do Banco de Portugal, no âmbito do protocolo de cooperação entre a DGC e os supervisores financeiros no quadro do Plano Nacional de Formação Financeira.

Nesta iniciativa, foram analisados os procedimentos instituídos no regime geral do incumprimento, incluindo o Plano de Ação para o Risco de Incumprimento (PARI) e o Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento (PERSI), e foi destacado o papel da Rede de Apoio ao Cliente Bancário na informação, no aconselhamento e acompanhamento dos clientes bancários que se encontrem em risco de incumprimento ou em incumprimento em contratos de crédito. Foi também salientada a importância das responsabilidades de crédito e analisada a informação disponível na Central de Responsabilidades de Crédito (CRC).