DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) aderiu às comemorações da Semana da Formação Financeira 2021.

Para assinalar esta data, os alunos do 3.º ciclo do ensino básico, secundário e profissional vão participar num webinar, cujo objetivo visa sensibilizar os mais jovens para uma boa gestão do seu dinheiro e para a importância da poupança. Os principais temas a abordar serão: (i) que escolhas devo fazer; (ii) como gerir o meu dinheiro; (iii) fazer poupança para quê?. Este webinar será divulgado pela DECO nas suas redes sociais

A DECO irá também lançar uma campanha informativa para sensibilizar os consumidores para a importância de estarem bem informados. Esta campanha contará com o Guia Prático – “Dificuldades em pagar as contas?, que procura reforçar a informação dos consumidores, tendo por base a experiência da DECO no apoio às famílias confrontadas com dificuldades financeiras. Ao longo deste guia poderá saber-se mais sobre: (i) as vantagens do orçamento no equilíbrio da vida financeira; (ii) o que fazer quando não consegue pagar as contas; e (iii) as consequências do incumprimento e do recurso a tribunal.

Ainda no âmbito da sua campanha, a DECO irá produzir vídeos informativos sobre diversos temas, nomeadamente: (i) o que fazer quando existem dificuldades em pagar as contas (despesas) e como reorganizar o orçamento; (ii) como renegociar; e (iii) como reagir perante o incumprimento.

A divulgação do Guia e dos vídeos será feita através do site da DECO www.deco.pt e das suas redes sociais, bem como da Rede de Parceiros DECO.