Crédito à habitação

A compra de uma casa representa para muitas pessoas o maior investimento da sua vida. Esta compra implica muitas vezes a contratação de um crédito à habitação junto de uma instituição de crédito.

Trata-se de um compromisso financeiro muito importante que terá impacto no orçamento durante vários anos. Esta decisão deve ser, por isso, refletida e ponderada. Para ajudar nessa decisão é importante rever o orçamento familiar e nele incluir os custos associados ao crédito.O seu impacto deve ser avaliado numa perspetiva de médio prazo.

O crédito à habitação pode ser contratado para adquirir ou construir uma habitação própria permanente, secundária ou destinada ao arrendamento. Permite também adquirir terrenos para construção de habitação própria.

O crédito à habitação é tipicamente um crédito hipotecário, na medida em que a hipoteca da casa é, em regra, dada como garantia de reembolso do empréstimo.

Existem outros contratos de crédito, que por terem a garantida da hipoteca sobre um imóvel, também estão sujeitos às regras aplicáveis ao crédito à habitação, ainda que não tenham essa finalidade.