Caderno de Educação Financeira 4

Caderno de Educação Financeira 4 procura apoiar professores e alunos na abordagem a temas definidos no Referencial de Educação Financeira para o ensino secundário.

O caderno aborda os temas “Planeamento e gestão do orçamento”, “Poupança”, “Crédito”, “Seguros”, “Sistema e produtos financeiros básicos” e “Canais digitais” de forma criativa e didática através de situações-problema, que se baseiam em histórias próximas da realidade dos jovens desta faixa etária.

Os temas de educação financeira são apresentados em seis capítulos, apoiados por exercícios e dicas para por em prática os conhecimentos adquiridos que visam reforçar a adoção de atitudes e comportamentos financeiros adequados. Tendo como público-alvo os jovens pré-adultos, os temas financeiros são apresentados de um modo mais denso e complexo incluindo matérias particularmente atuais, como o acesso aos produtos e serviços financeiros através dos canais digitais, tópico ao qual é dedicado um capítulo autónomo.

Este caderno é acompanhado por um Caderno de Apoio ao Professor, disponibilizado em formato digital. Este material de apoio ao professor está organizado em seis fichas de atividades, que sugerem como explorar os temas tratados nos capítulos do Caderno de Educação Financeira 4, e disponibiliza exercícios práticos e materiais complementares, que pretendem estimular a curiosidade e o interesse dos alunos e promover o debate sobre os temas de literacia financeira.

O Caderno de Educação Financeira 4 foi publicado em 2021 no âmbito de uma parceria entre o Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) e quatro associações do setor financeiro (Associação Portuguesa de Bancos, Associação Portuguesa de Seguradores, Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios e Associação de Instituições de Crédito Especializado).