As pessoas têm necessidade de fazer pagamentos para adquirir bens e serviços, liquidar dívidas e pagar todas as outras despesas.

As instituições de crédito disponibilizam diferentes meios de pagamento, tais como cartões bancários, cheques, transferências ou débitos diretos. Cada meio de pagamento tem as suas características e finalidades específicas.  

Todos os meios de pagamento estão associados a uma conta de depósito à ordem aberta junto de uma instituição de crédito. Na conta à ordem refletem-se as operações feitas com os diferentes meios de pagamento. 

A conta de depósito à ordem pode ser movimentada pela internet através do serviço de homebanking. Este serviço permite realizar um conjunto diversificado de operações bancárias, tais como realizar transferências ou constituir depósitos a prazo, e ainda consultar os movimentos da conta.

O desenvolvimento dos meios de pagamento facilita a realização de muitas tarefas diárias das pessoas e promove as transações comerciais.

Mas existem riscos importantes associados aos diferentes meios de pagamento que é necessário conhecer. É importante fazer uma utilização prudente dos vários meios de pagamento, a fim de evitar movimentações não autorizadas da conta de depósito à ordem.