A compra de uma casa representa para muitas pessoas o maior investimento da sua vida. Esta compra implica muitas vezes a contratação de um crédito à habitação junto de uma instituição de crédito.

Trata-se de um compromisso financeiro muito importante que terá impacto no orçamento durante vários anos. Esta decisão deve ser, por isso, refletida e ponderada. Para ajudar nessa decisão é importante rever o orçamento familiar e nele incluir os custos associados ao crédito. O seu impacto deve ser avaliado numa perspetiva de médio prazo.

O crédito à habitação pode ser contratado para adquirir, construir ou realizar obras numa habitação própria permanente, numa habitação secundária ou destinada ao arrendamento. Permite também adquirir terrenos para construção de habitação própria.

Em associação com o crédito à habitação é frequente contratar-se, junto da mesma instituição, um crédito conhecido como “multiusos” ou “multiopções”, garantido também por hipoteca sobre o mesmo imóvel. Este crédito designa-se de conexo e está sujeito às mesmas regras do crédito à habitação.