A primeira ação de formação financeira dirigida a técnicos das autarquias locais da região do Tâmega e Sousa decorreu nos dias 27, 28 e 29 de junho em Penafiel, no Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE) do Douro. Esta é uma iniciativa dos supervisores financeiros implementada em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, que tem como objetivo aumentar os conhecimentos financeiros da população e promover a adoção de atitudes e comportamentos financeiros adequados.

No dia 27 de junho, a sessão de abertura da ação de formação contou com a presença do Presidente da CIM do Tâmega e Sousa, Inácio Ribeiro, e no último dia o balanço da iniciativa foi realizado Presidente da CCDR-N, Fernando Freire de Sousa, e pela Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira.

Com esta ação de formação pretende-se capacitar os técnicos das autarquias locais e disponibilizar-lhes ferramentas que lhes permitam dinamizar campanhas de sensibilização financeira dirigidas à população local, bem como esclarecer os cidadãos em temas como planear e gerir o orçamento familiar, a importância da poupança, o recurso ao crédito e os seguros. A formação foi ministrada por representantes do Banco de Portugal, da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Protocolo de cooperação para a formação financeira na Região do Norte

No dia 19 de junho de 2017, os supervisores financeiros e a CCDR-N assinaram um protocolo de cooperação para a promoção da formação financeira na Região do Norte, a primeira iniciativa estratégica do Plano Nacional de Formação Financeira ligada às regiões do país.

No mesmo dia, e no âmbito desse Protocolo, foi igualmente celebrado um Acordo de Cooperação com as autarquias locais da CIM do Tâmega e Sousa. A ação de formação que decorreu em Penafiel foi a primeira iniciativa do projeto-piloto de promoção da formação financeira nesta região.