No dia 25 de julho, o Plano dinamizou uma ação de sensibilização dirigida aos jogadores que se encontram a participar no 15.º Estágio do Jogador, no complexo desportivo do Jamor, promovido pelo Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF).

Esta ação enquadra-se no projeto “Todos Contam. E no futebol também.” e contou com a participação de 12 jogadores. O seu principal objetivo foi sensibilizar os jogadores para a importância de uma gestão adequada das suas finanças pessoais, tendo especialmente em consideração os desafios que se colocam a estes profissionais, com uma carreira de curta duração e desgaste rápido.

No decorrer da sessão foi destacada a importância da poupança na gestão da carreira e foram analisados alguns dos principais produtos bancários básicos, como as contas de depósito à ordem, os depósitos a prazo e os serviços mínimos bancários, relativamente aos quais os jogadores tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas.

Foi feito um paralelismo entre as regras e os intervenientes de um jogo de futebol e as regras e intervenientes do mercado de capitais, tendo sido feita uma breve explicação da missão da CMVM. No decorrer da sessão, os jogadores viram clarificadas algumas dúvidas face a instrumentos financeiros, nomeadamente no que concerne a garantias de capital. Foi ainda explicado o que são obrigações e ações e foi enfatizada a importância de escolhas de investimento baseadas em comportamentos responsáveis e informados.

Seguidamente apresentaram-se os diferentes tipos de produtos poupança reforma e o seu enquadramento na poupança de longo prazo.

Em matéria de seguros, destacou-se a importância de se prestar declarações corretas e completas sobre o risco a segurar e de se conhecer e compreender as situações que estão coberturas e excluídas num contrato de seguro.