No dia 15 de dezembro, o Plano dinamizou uma ação de formação financeira dirigida aos membros da Coopérnico – Energia verde, sustentabilidade e cidadania, cooperativa que venceu, em 2015, o Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, na categoria “Inovação e Sustentabilidade”. A iniciativa teve lugar nas instalações da CMVM.

Esta ação de formação financeira foi promovida no âmbito da colaboração estabelecida entre o Plano e a CASES (Cooperativa António Sérgio para a Economia Social), para atribuição de um curso de formação financeira aos vencedores do Prémio António Sérgio, nas categorias de “Trabalhos Escolares” e “Inovação e Sustentabilidade”.

A primeira parte da sessão foi dedicada às finanças pessoais. Analisou-se como planear e gerir um orçamento familiar e a importância da poupança. Foram também apresentadas algumas aplicações de poupança, nomeadamente, os depósitos, os produtos de investimento no mercado de capitais e os produtos de poupança no setor segurador.

A segunda parte da sessão centrou-se no financiamento das empresas. Apresentaram-se as principais características do crédito bancário destinado às empresas e as respetivas garantias, o capital de risco e o crowdfunding, bem como o papel dos seguros na gestão e mitigação de riscos.