O Plano Nacional de Formação Financeira tem vindo a preparar cadernos de educação financeira para apoiar professores e alunos na implementação dos temas definidos no Referencial de Educação Financeira.

Até ao momento foram já lançados os cadernos de educação financeira para o 1.º ciclo e para o 2.º ciclo do ensino básico.

A Direção-Geral da Educação realizou um webinar sobre estes cadernos que se encontra disponível no endereço http://webinar.dge.mec.pt/ Convidamos os professores do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico de todas as escolas a assistir ao webinar, através do qual podem ficar a conhecer melhor a estrutura e conteúdos dos cadernos.

Os Cadernos de Educação Financeira 1 e 2 resultam de uma parceria estabelecida, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, entre os supervisores financeiros (Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões), o Ministério da Educação (através da Direção-Geral da Educação) e quatro associações do setor financeiro (APB – Associação Portuguesa de Bancos; APS – Associação Portuguesa de Seguradores; APFIPP – Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios e ASFAC – Associação de Instituições de Crédito Especializado).

Caderno de Educação Financeira para o 1.º ciclo

O Caderno de Educação Financeira para o 1.º ciclo do ensino básico tem como objetivo apoiar os alunos e os professores do 1º ciclo do ensino básico na implementação dos temas definidos no Referencial de Educação Financeira para este ciclo de ensino.

Os temas “Necessidades e desejos”, “Despesas e rendimentos”, “Poupança”, “Risco e incerteza” e “Meios de pagamento” são apresentados em cinco divertidas histórias que refletem situações vividas pelos personagens Tomás e Clara com a sua família.

Cada história é apoiada por um conjunto de atividades, que reforçam os conhecimentos financeiros dos alunos,  e contribuem para a adoção de atitudes e comportamentos financeiros adequados.

Caderno de Educação Financeira para o 2.º ciclo

O Caderno de Educação Financeira para o 2.º ciclo do ensino básico tem como objetivo apoiar alunos e professores na abordagem dos temas definidos no Referencial de Educação Financeira para o 2.º ciclo de ensino.

O Tomás, a Clara e os outros membros do Clube O Tesouro protagonizam um conjunto de situações que os levam a abordar de uma forma lúdico-didática os temas “Necessidades e desejos”, “Despesas e rendimentos”, “Poupança”, “Risco e incerteza” e “Meios de pagamento”.

Estes temas de educação financeira são apresentados ao longo de cinco histórias que refletem as descobertas do Clube O Tesouro, apoiadas por um conjunto de atividades, que procuram explicitar e complementar os saberes, as atitudes e os comportamentos inerentes à narrativa.