No passado dia 28 de novembro, o Plano realizou uma ação de formação financeira dirigida a alunos da Escola Profissional Mariana Seixas, em Viseu, que venceu, em 2015, pelo segundo ano consecutivo, o Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, na categoria “Trabalhos Escolares”.

Esta iniciativa insere-se na colaboração iniciada em 2014 entre o Plano e a CASES (Cooperativa António Sérgio para a Economia Social), que prevê a atribuição de um curso de formação financeira aos vencedores do Prémio António Sérgio, nas categorias de “Trabalhos Escolares” e “Inovação e Sustentabilidade”.

A ação de formação na Escola Profissional Mariana Seixas contou com a participação de 49 alunos, dos cursos Técnico de Informática de Gestão, Gestão de Equipamentos Informáticos, Energias Renováveis/Eletrónica Automação e Computadores e Técnico de Informática de Gestão.

A primeira parte desta ação de formação centrou-se em temas relacionados com a gestão das finanças pessoais. Foi discutida a importância de planear o orçamento familiar e de destinar uma parte dos rendimentos à poupança, tendo sido apresentados os passos necessários para elaborar o orçamento.

Tendo em conta que muitos dos alunos desta escola poderão ser futuros empreendedores, na segunda parte da ação de formação, foram apresentadas as etapas da criação de uma empresa e analisados diferentes tipos de financiamento a que uma empresa pode recorrer. Analisaram-se as características do crédito bancário para o financiamento de curto e médio prazo e opções de financiamento, tais como o capital de risco e o crowdfunding.