O Ministério da Educação, o Banco de Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, promovem a formação de professores e educadores, no âmbito do Referencial de Educação Financeira para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico, o Ensino Secundário e a Educação e Formação de Adultos. Desde 2014, foram já realizadas ações de formação de professores em cinco regiões do território continental: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

Em parceria com a Secretaria Regional da Educação dos Açores, os supervisores financeiros realizaram, em 2016, duas ações de formação dirigidas a professores da Região Autónoma dos Açores. Em 2017, a Secretaria Regional da Educação da Madeira e os supervisores financeiros dinamizaram uma ação de formação dirigida a professores da Região Autónoma da Madeira.

Estas ações de formação têm como objetivo proporcionar a aquisição de conteúdos de áreas de economia e finanças por parte dos educadores e professores, com vista a habilitá-los à abordagem da educação financeira no quadro da educação para a cidadania, e contribuir para uma utilização generalizada do Referencial de Educação Financeira no sistema educativo.

Outros destaques