O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) atribuiu o prémio de melhor projeto de Educação Pré-Escolar da 5ª Edição do concurso Todos Contam ao projeto “A brincar, aprendo a poupar”, desenvolvido pelo Centro de Bem Estar Social Foros de Salvaterra (CBES), em Salvaterra de Magos.

A entrega do prémio decorreu no dia 7 de março e contou com as intervenções do Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, José Figueiredo Almaça, do representante na Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Rui Fidalgo, e da Representante da Direção-Geral da Educação, Rosália Silva.

Na cerimónia participaram cerca de 22 crianças e 20 pais. Estiveram também presentes a representante da Direção do CBES, Carla Nunes, o Presidente da União de Freguesias, Manuel Joaquim Bolieiro, e o Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, João Manuel dos Santos Simões.

O evento incluiu ainda a apresentação da peça "Na loja do Sr. João", pelos alunos do CBES.

O projeto “A brincar, aprendo a poupar” prevê o envolvimento de toda a comunidade escolar, das famílias e da comunidade envolvente, baseando os seus conteúdos no Referencial de Educação Financeira.

Entre as ações que fazem parte do plano de atividades deste projeto vencedor, está a comemoração do Dia Mundial da Poupança, com a exposição de mealheiros construídos pelas crianças e com a colaboração das famílias; a realização de workshops; a poupança real na sala para visita de estudo; a visita ao Centro de Dia, para partilha de histórias sobre poupança; e a resolução de atividades adaptadas do “Caderno de Educação Financeira 1”.