O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) entregou na Sede do Agrupamento de Escolas de Marco de Canaveses o prémio do melhor projeto do 1º ciclo da 5ª edição do Concurso Todos Contam ao projeto “A família Moedas Go animate”.

A entrega do prémio decorreu no dia 15 de março e contou com intervenções da Vice- Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) Dra. Filomena Oliveira, da representante da Direção Geral de Educação, Dra. Rosália Silva, do Diretor do Agrupamento, Dr. António Ribeiro bem como do Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Dr. Manuel Moreira.

Na cerimónia participaram cerca de 75 crianças. Após a entrega de prémios registou-se um momento musical pelos alunos de música do Agrupamento.

O projeto vencedor “A família Moedas Go Animate!” envolve alunos do 1.º ciclo do ensino básico e, indiretamente, crianças da educação pré-escolas e alunos do 2.º ciclo do ensino básico. Os conteúdos a abordar no âmbito do projeto têm por base o Referencial de Educação Financeira e abordam os conceitos de “Necessidades e desejos”, “Despesas e rendimentos” e “Poupança”. No âmbito do projeto, os alunos serão organizados em grupos e irão explorar os conceitos das histórias do Caderno de Educação Financeira 1 através da técnica do digital storytelling.

Os alunos irão aprender a técnica do digital storytelling, para recriar as histórias numa nova linguagem tecnológica e digital, terão que refletir e pesquisar os conteúdos e temas veiculados pelas histórias da família Moedas, criar um storyboard com recurso a GoAnimate e/ou Scratch para posteriormente divulgar as histórias digitais criadas através das páginas de internet da escola e em workshops sobre literacia financeira a desenvolver com professores e encarregados de educação.