Temas dos links

Links do tema Banco de Portugal e sub-tema

  • Políticas de inclusão e formação financeira (2013)

    Esta publicação sistematiza as orientações e linhas de ação da agenda internacional sobre inclusão e formação financeira e apresenta as principais medidas adotadas nos países de língua portuguesa. Foi elaborada na sequência do encontro promovido pelo Banco de Portugal com os Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa (BCPLP), que teve lugar no dia 11 de julho de 2013, em Lisboa, sobre o papel dos bancos centrais na promoção da inclusão e da formação financeira. No encontro participaram todos os bancos centrais dos países de língua portuguesa: Banco Central de São Tomé e Príncipe, Banco Central de Timor-Leste, Banco Central do Brasil, Banco Central dos Estados da África Ocidental (Guiné-Bissau), Banco de Cabo Verde, Banco de Moçambique, Banco de Portugal e Banco Nacional de Angola.
  • Educação financeira nas escolas (2012)

    A literacia financeira dos cidadãos tem vindo a ser considerada cada vez mais importante para a gestão das finanças pessoais e para a estabilidade financeira. Este facto tem originado o desenvolvimento de iniciativas, em diversos países, com vista à sua promoção, geralmente no âmbito de estratégias nacionais de formação financeira. Uma das iniciativas que, pela importância e desafios colocados na concretização, tem merecido particular destaque consiste no desenvolvimento de programas de educação financeira nas escolas. Este artigo analisa alguns aspetos particularmente relevantes para a introdução e avaliação da educação financeira nos currículos escolares, baseando-se nas boas práticas internacionais e na experiência dos vários países quanto à forma como os principais desafios foram superados.
  • Relatório do Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa (2010)

    O Inquérito avalia as atitudes e comportamentos da população na gestão das suas finanças pessoais e os conhecimentos financeiros básicos. Identifica também áreas temáticas e grupos populacionais onde há um maior défice de informação e formação financeira.
  • Estratégias Nacionais De Literacia Financeira (2010)

    A literacia financeira permite aos cidadãos a tomada de decisões financeiras informadas. Entendido nesta perspectiva, o conceito vai além dos meros conhecimentos financeiros, envolvendo também a forma como esses conhecimentos afectam atitudes e comportamentos dos cidadãos na tomada de decisões financeiras. No reconhecimento da importância da literacia para uma gestão responsável das finanças pessoais e, consequentemente, para o bem‑estar dos cidadãos e a maior estabilidade macro-económica e financeira, vários países têm vindo a desenvolver iniciativas com vista à sua promoção. Pretende‑se deste modo contribuir para capacitar a população a melhor responder às exigências colocadas pela complexidade e diversidade dos produtos financeiros.