O Caderno de Educação Financeira 2 pretende apoiar professores e alunos na implementação dos temas definidos no Referencial de Educação Financeira para o 2.º ciclo de ensino básico.

O caderno aborda os temas “Necessidades e desejos”, “Despesas e rendimentos”, “Poupança”, “Risco e incerteza” e “Meios de pagamento” de forma lúdico-didática através de um conjunto de histórias protagonizadas por alunos do 2.º ciclo, membros do Clube O Tesouro, e por um professor.

Os temas de educação financeira são apresentados em cinco histórias, apoiados por um conjunto de atividades que procuram explicitar e complementar os saberes, as atitudes e os comportamentos inerente à narrativa.

Este caderno foi desenvolvido no âmbito de uma parceria entre o Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões), e quatro associações do setor financeiro (Associação Portuguesa de Bancos; Associação Portuguesa de Seguradores; Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios e Associação de Instituições de Crédito Especializado).