Os Cadernos de Educação Financeira visam apoiar alunos e professores na abordagem aos temas definidos no Referencial de Educação Financeira para os diferentes ciclos de ensino. Podem ser usados nos diferentes contextos curriculares de aprendizagem, no âmbito das disciplinas, das ofertas complementares ou dos projetos.

Foram já publicados o Caderno de Educação Financeira 1 e o Caderno de Educação Financeira 2, dirigidos a alunos do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico, respetivamente. Em 2017, será lançado o Caderno de Educação Financeira 3, destinado a alunos do 3.º ciclo, e posteriormente um Caderno de Educação Financeira para alunos do ensino secundário.

Os Cadernos de Educação Financeira resultam de uma parceria, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, entre o Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) e quatro associações do setor financeiro (Associação Portuguesa de Bancos; Associação Portuguesa de Seguradores; Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios e Associação de Instituições de Crédito Especializado).